top of page

3 referências de Deauville na coleção de inverno 24/25 da Chanel

Desenhados por Virginie Viard, os looks são inspirados no charme do balneário francês, onde Coco Chanel abriu sua primeira loja de roupas



Modelo em desfile da Chanel usando um chapéu rosa oversized, combinado com um elegante casaco preto, cinto fino e acessórios dourados, em uma passarela minimalista com fundo azul claro
A Chanel desfilou sua coleção de inverno 2024 nesta terça (5) em Paris. Imagem: Divulgação/Chanel


Um grande deque de madeira e um painel ao fundo, com a imagem de uma praia. Poderia ser apenas uma referência ao litoral, mas no repertório da maison fundada por Gabrielle Chanel, estes são códigos inconfundíveis: indicam que a coleção do inverno 2024/25 da marca tem tudo a ver com Deauville, a pequena cidade de praia na Normandia, Norte da França, onde a estilista abriu a sua primeira boutique de roupas femininas, em 1912.


Nos passeios à beira-mar, ela observava o ir e vir das mulheres vestidas com toda a pompa característica daquele início de século – mas com muito pouco conforto para a ocasião. Chanel então propôs algo muito novo para a época: roupas feitas com o jérsei comumente usado para confeccionar roupas íntimas masculinas. O tecido tinha o caimento perfeito para dar mais liberdade às mulheres! Liberdade era palavra-chave para Coco Chanel, que deu início a uma revolução de costumes por meio do guarda-roupa feminino.


Nesta coleção desenhada pela diretora criativa Virginie Viard, o mergulho na Deauville seminal de Chanel resulta em peças encorpadas como pede o inverno, mas com o balanço e a atitude despojada das caminhadas de fim de tarde ao som das ondas do mar e, ainda, com todo o charme que o balneário inspira. As silhuetas criadas com tweed, jeans, lamê e seda são mais soltas e cruzam shapes dos anos 1920 e 1970.




Listo abaixo 3 referências que marcam a nova coleção da Chanel:


1. As cores

A paleta tem branco e preto, mas o rosa-azul do pôr-do-sol, o dourado solar e os beiges que remetem à areia da praia ajudam a embalar a ideia de um inverno litorâneo.


2. A estampa

O rolo de filme se transformou em estampa. É que a coleção também fala de cinema, já que a cidade tem uma conexão com a Sétima Arte. O desfile começou com um filme inspirado em Um Homem, Uma Mulher, de 1966, dirigido por Claude Lelouch, em que Brad Pitt e Penélope Cruz iniciam um romance… Em Deauville.


3. Os chapéus

De abas grandes e maleáveis, os chapéus são outra referência importante, já que Coco Chanel também libertou as mulheres dos enormes e (hiper) adornados chapéus dos anos 1910.


Donata Meirelles é consultora de estilo, atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.


Comments


bottom of page