top of page
  • Donata Meirelles Instagram
  • Donata Meirelles Linkedin
  • Facebook Donata Meirelles
  • Twitter

Em Milão, Prada Dá Novos Significados para o Glamour

  • 10 de mar.
  • 2 min de leitura

Assinada por Miuccia Prada e Raf Simons, a coleção de outono-inverno 2025 da grife propõe liberdade ao desafiar as definições típicas do feminino


 Close-up de uma modelo com uma camisa branca oversized de alfaiataria, levemente desabotoada, e uma saia midi de couro marrom com amarração na cintura. O corte minimalista da camisa contrasta com a textura luxuosa da saia, criando um equilíbrio entre elegância e atitude contemporânea.
Divulgação/Prada. A Prada desfilou sua coleção outono-inverno 2025 na Milão Fashion Week nesta quinta (27)

“Para mim, glamour não é um vestido sexy, é o oposto”, diz Miuccia Prada. E para você, o que seria? A coleção que a Prada apresentou nesta quinta-feira (27/02) em Milão não se propôs a dar um novo sentido para a ideia de glamour. Fez melhor: sugeriu que ela não fique presa a um único significado. Para Miuccia, trata-se de “um ponto de vista interior, a partir do qual você se sente importante”.


Se, ao lado de Raf Simons, o exercício da estilista italiana foi deslocar a noção do que é glamouroso de sua definição esperada, na passarela o mesmo aconteceu: o que se viu foram roupas que recontextualizavam a ideia de feminino. Vestidos traziam uma silhueta que poderia até remeter à feminilidade dos 1960, mas dessa vez eram exibidos em shapes amplos, longe de desenhar as curvas do corpo. Camisas e suéteres oversized, combinados com calças jeans, poderiam sugerir um efeito funcional e meramente prático, mas foram vestidos por modelos que só carregavam as bolsas pela mão (mesmo quando a alça permitia atravessá-las no corpo). Tudo, menos o provável.


Decotes e mangas surgiram sem o acabamento da costura; enquanto, na beleza, a maquiagem era limpa, os cabelos vinham amassados e as unhas curtas, sem esmalte. Tudo enfatizando a atitude “Raw Glamour” (em português, algo como “glamour cru”), termo que deu nome à essa coleção.


E o que é, afinal, o glamour sob a nova ótica da Prada? Podem ser casacos com presença e importância, revestidos de pêlos volumosos, pode ser o brilho dos pingentes pendurados por correntes que se revelam para fora de um tricô. Podem ser muitas coisas – desde que não seja uma única. Assim como sua roupa, a mulher Prada é multifacetada, complexa e não quer ser categorizada.




Com Antonia Petta e Milene Chaves


Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.

Comments


bottom of page