O estilista belga deixa a Bottega Veneta para ocupar o cargo mais almejado da indústria fashion global
A cadeira mais cobiçada de toda a indústria da moda acaba de ser ocupada: Matthieu Blazy foi nomeado como novo diretor criativo da Chanel. Sua estreia à frente da maison está marcada para outubro de 2025, durante a Semana de Moda de Paris.
Aos 40 anos, o estilista belga será responsável pelas dez coleções apresentadas anualmente pela grife francesa que, no último semestre, foram assinadas pela equipe de estilo in house, seguindo a partida de Virginie Viard (braço direito de Karl Lagerfeld e sucessora do estilista alemão).
A nomeação é, sem dúvida, a mais aguardada em um ano marcado por diversas trocas no comando de marcas – em 2025, veremos estreias também na Celine, Givenchy, Dries Van Noten, Calvin Klein, Carven, Margiela, Tom Ford, Lanvin e Bottega Veneta (de onde Matthieu sai, deixando um aplaudido legado criativo).
Apesar da especulação online, de acordo com o The New York Times, apenas três nomes foram realmente considerados pela Chanel para o cargo. Em entrevista ao jornal, Bruno Pavlovsky, presidente de moda da maison, afirmou que foi em julho deste ano, quando se reuniu pessoalmente com Matthieu, que o belga se mostrou como a escolha certa. “Há muitas pessoas talentosas, mas precisamos de mais que isso”, afirmou Pavlovsky.
Com uma receita declarada de aproximadamente R$ 120 bilhões em 2023, a Chanel segue como a única entre as dez maiores marcas de moda do globo a permanecer em mãos privadas, e não em um grupo.
Donata Meirelles é consultora de estilo, atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.
Comments